Quem Somos

1. APRESENTAÇÃO 

A Creche Beneficente Menino Jesus tem uma preocupação em se aprimorar para melhor atender a sua clientela composta de 180 crianças, na faixa etária de 0 a 6 anos.

O trabalho pedagógico voltado para desenvolver a criança nos seus diversos níveis ou fases, tem também como alvo melhorar e enriquecer os conhecimentos e procedimentos da equipe de educadores que definem uma rotina para seu trabalho.

Todas estas ações se respaldam na formação da cidadania e na Teoria Sócio-construtivista, fundamentada na construção do saber e na interação do ambiente, alvos dos estudos de Jean Piaget, Vygotsky e Wallon.

Melhorar as ações pedagógicas desta Creche significa promover oportunidades de capacitação para a equipe de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que precisam acompanhar os avanços e as conquistas na área de Educação.

Nossa missão e dever são continuar perseguindo o objetivo de oferecer boas condições que assegurem o conforto e o bem-estar da criança e seu crescimento físico e psíquico.

2. HISTÓRICO DA CRECHE BENEFICENTE MENINO JESUS 

Conhecedor da realidade da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Casa Forte, onde se constata a necessidade de um espaço próprio para acolher as crianças das famílias de baixa renda da periferia do bairro, o Pároco Pe. José Edwaldo Gomes, em parceria com o Rotary Clube de Casa Amarela, trabalhou para implantar esta Creche com o objetivo de acolher crianças, para que as mães pudessem trabalhar fora de casa. 

Desde o início ficou acordado que o Rotary Clube de Casa Amarela não se envolveria na conservação e manutenção da Creche. O local escolhido foi o Centro Comunitário Monsenhor Lobo, situado à Rua Samuel de Farias, nº 127 - Casa Forte, de propriedade da paróquia. 

Esta obra não chegaria até hoje se não contássemos com a grande colaboração dos parceiros que comungando com o mesmo ideal, estiveram e estão ao lado da construção deste espaço acolhedor, onde as crianças sempre foram recebidas com amor, fraternidade e cidadania.

Os que acompanhavam no dia a dia o crescimento desta casa, a exemplo da nossa querida amiga Alcione Moura, que viveu e vive ao nosso lado sempre colaborando, conta-nos que aqui funcionava as Escolas Reunidas de Santana. 

Em 1981, nasceu a ideia de acolher as crianças das mães que faziam parte da Associação Santa Zita, padroeira das domésticas, fundada por D. Helder nas Fronteiras e veio para Casa Forte através do Padre Edwaldo e Célia Coelho, grande mentora desta Creche. 

A estrutura física era bem diferente com apenas três (3) salas amplas onde ficava a Mini-Escolinha Chapeuzinho Vermelho (citada na Ata da Diretoria 08/03/1989). 

No local do refeitório havia umas paredes que dividiam o espaço e ao lado da cozinha havia uma Capelinha consagrada ao Menino Jesus. 

Não havia o 1º andar, aos poucos com as novas parcerias a partir de 1998 foram surgindo as reformas terminando com a construção da Quadra Poliesportiva. 

A conservação, manutenção e reformas foram realizadas com os recursos financeiros da Festa da Vitória Régia, doações dos associados, das parcerias diversas como a Alcoa, Prefeitura, os projetos sociais municipais e estaduais. 

Na época aqui funcionava o Centro Comunitário Monsenhor Lobo, com aulas de artesanatos diversos e também um trabalho de acolhimento às domésticas idosas e carentes da região. Estas domésticas eram abrigadas nos quartinhos existentes no quintal desta casa, que era bem diferente. 

Algumas destas domésticas idosas ainda são lembradas pelos nomes: D. Anália, D. Maria, D. Júlia, D. Nininha. 

Com a transferência para cá da Associação Santa Zita, as senhoras paroquianas que faziam este trabalho, começaram a ouvir os pedidos das mães desta comunidade que queriam um lugar seguro, onde suas crianças fossem bem tratadas, para que elas pudessem trabalhar fora do lar. 

Este apelo foi forte e a ideia aprovada, conta-se que no dia 10 de agosto foi cortada a fita inaugural, mas oficialmente em 30 de outubro de 1981 foi assinada a ATA INAUGURAL. 

A Creche começou com poucas crianças, aproximadamente 30 ou 35, hoje acolhe 180 crianças de 0 a 6 anos. 

A Creche Beneficente Menino Jesus é uma casa essencialmente católica inspirada no Evangelho de Jesus Cristo, na justiça, na solidariedade no amor, e na efetiva proteção da Divina Providência. 

A Creche é fruto da doação de amor de todos os voluntários, amigos e colaboradores que ao passarem por aqui deixam sua doação mais pura e profunda de amor ao próximo e a Deus. 

São muitos os que por aqui passaram, alguns nomes foram registrados outros trabalharam no anonimato, mas deram sua valiosa contribuição.

Relação das principais empresas/instituições parceiras: 
Alcoa Foundation e Instituto Alcoa;
Armazém Coral Ltda.;
Brito Luna Ind. e Com;
Casa do Pintor Ltda.;
Celite;
Cerâmica Portobello;
Cerâmica São João;
Compre Comércio Representação Ltda.;
Família Carrilho;
Fox Engenharia e Serviços Ltda.;     
FUNDARPE;
Gerdau S/A;
Governo do Estado de Pernambuco “Todos com a Nota”;
Grupo Votorantim;
Indústria de Mármore Arraial;
JHR – Pré-moldados Ltda.; 
M.V Factoring Mercantil Ltda.;
Marmoraria Arraial;
Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda.; 
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Casa Forte;
Prefeitura do Recife;
Votorantim Cimentos.

Obs.: Resumo da Ata da Reunião de Fundação da Creche Beneficente Menino Jesus em 30.10.1981 

Na data de 30 de outubro de 1981, foi realizada a “Reunião de Fundação da Creche Beneficente Menino Jesus” com o objetivo de oferecer às crianças carentes, as condições dignas de sobrevivência tais como alimentação, atendimento médico, psicológico e pedagógico, além de vestuário, permanecendo estas crianças durante a semana para que as mães pudessem trabalhar fora de casa.

Presentes a esta reunião estavam:

Pe. José Edwaldo Gomes – O pároco e responsável pela organização geral da futura entidade; 

Sra. Maria Célia Coelho – Assistente Social e Coordenadora do projeto; 

Sra. Ana Maria Coelho Barreto Campelo, psicóloga e outras pessoas presentes que sugeriram vários itens para formação do Estatuto.

No momento foram apresentados os nomes das seguintes senhoras, para compor a Diretoria Provisória: 

Zélia Albuquerque de Miranda – Presidente; 
Cleide Cavalcanti – vice-presidente; 
Zélia Maria de Sá Barreto Queiroz de Oliveira – 1ª secretária; 
Maria Adelaide Guimarães Padilha – 2ª secretária; 
Glória Maria Boa Viagem – Tesoureira.

Para ajudar no trabalho de Fundação foram convidados o Banco da Providência as senhoras:

Maria Helena Costa; 
Maria Célia Coelho Barros (muito colaborou no fortalecimento da creche). 

Encerrado a reunião foi designado ao Padre José Edwaldo Gomes a formação do Conselho Fiscal. Esta reunião teve como secretária a Sra. Zélia Maria de Sá Barreto Queiroz de Oliveira.

Ao longo da sua história a Creche Beneficente Menino Jesus foi presidida por: 
DATA
Sra. Zélia Mª de Albuquerque Miranda          
___________________
1981 a 1993
Carmem G. Cavalcanti                           
___________________
1993 a 1995
Alcione Mota Silveira                       
___________________
1995 a 1998
Maria Consuelo de Rezende Caminha          
___________________
1998 a 2009
Rosilene Miranda de Lucena
___________________
2010 a 2011
Paula Frassinete Feitosa Rapôso Lira
___________________
2011 a 2014

3. FINALIDADES ESTATUTÁRIAS

No seu ESTATUTO SOCIAL - CAPÍTULO I Art. 3º, encontramos:
“A Sociedade tem por OBJETIVO receber e manter sob sua guarda e vigilância, nos dias úteis, no horário compreendido entre as 07 (sete) horas e as 17 (dezessete) horas e 30 (trinta) minutos, de acordo com sua capacidade, crianças exclusivamente do meio popular do bairro de CASA FORTE, com idade de zero (0) a seis (06) anos, desde que suas mães sejam empregadas e exerçam suas atividades fora de sua residência e, em conseqüência, sejam obrigadas a deixar seus filhos sozinhos durante a jornada de trabalho.”
           
A Creche Beneficente Menino Jesus também se preocupa em tirar a criança da rua, e acolhê-lo até os 6 anos.

4. DADOS DA INSTITUIÇÃO

A CRECHE BENEFICENTE MENINO JESUS, CNPJ. 09.437.609/0001-05, situada à Rua Samuel de Farias, nº 127 - Recife/PE, é uma ENTIDADE FILANTRÓPICA, com decreto de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal, atende 180 crianças carentes da periferia do mesmo bairro, na faixa etária de 45 dias a 06 anos, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, dando condições as mães de trabalharem fora do lar e retirar a criança da rua. 

Proporciona a estas crianças assistência Médica, Odontológica, Pedagógica, Psicológica, Alimentar e Recreativa e tudo mais indispensável à formação da cidadania. 

A Creche Beneficente Menino Jesus foi fundada em 30 de outubro de 1981 – 31 anos de bons serviços prestados à comunidade.

5. OBJETIVOS

Gerais 

Organizar as ações pedagógicas a serem desenvolvidas em 2013 a fim de que possibilitem o desenvolvimento harmonioso das crianças.

Específicos

Proporcionar as condições indispensáveis a vivência e a formação da cidadania; 

Fortalecer a prática pedagógica respaldada na Teoria Sócio construtiva, na visão dos estudos e pesquisas de Jean Piaget, Vygotsky e Wallon;

Organizar o espaço pedagógico a fim de permitir a realização de atividades educativas, esportivas, artísticas e recreativas; 

Buscar novos recursos financeiros, humanos e materiais que promovam benefícios ao bom andamento das atividades da Creche; 

Avaliar continuamente o processo educativo a fim de fazer as correções necessárias em tempo hábil.

6. METAS

Realizar encontros um por semestre e reuniões pedagógicas uma por mês sobre a Educação Infantil;

Renovar e recriar a prática pedagógica através do uso do diálogo, da soma de novas ideias e de estímulos que despertem a criança a descobrir e construir novos conhecimentos;

Adquirir novos materiais pedagógicos de acordo com a necessidade apresentada que permitem a realização das atividades recreativas e esportivas durante o ano;

Avaliar continuamente os resultados obtidos para as novas decisões.

7. INFRAESTRUTURA 

Espaço Físico
     
A Creche recebe 180 crianças a partir das 7h até 17h. O seu espaço físico é acolhedor, arejado, claro, alegre e bem cuidado, está assim distribuído: 
Térreo:

01 – Almoxarifado;
01 – Banheiro para portadores de necessidades especiais; 
01 – Cozinha;
01 – Diretoria;
01 – Gabinete Médico;
01 – Gabinete Odontológico;
01 – Lavanderia com banheiro;
01 – Portaria;
01 – Refeitório;
01 – Sala de repouso para as ADI com 04 banheiros;
01 – Sala de Voluntários;
01 – Sala Serviço Social;
01 – Secretaria com 2 banheiros;
03 – Áreas de recreação;
09 – Salas de atividades com banheiros.

1º Andar:

01 – Biblioteca;
01 – Laboratório de Informática;
01 – Quadra Poliesportiva;
01 – Brinquedoteca;
01 – Sala de Bazar;
01 – Sala de Dança;
01 – Sala de Música;
01 – Sala de Psicologia;
01 – Videoteca;
02 – Banheiros;
05 – Sanitários.

8. PÚBLICO ALVO / CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

São 180 crianças das comunidades carentes da periferia do bairro de Casa Forte – Recife/PE. São acolhidas durante o período de 7h as 17h, de segunda à sexta-feira, de fevereiro a dezembro. Para ingressar na Creche, a mãe precisa comprovar com a documentação exigida, a moradia ou o trabalho no bairro.

As crianças estão agrupadas em 09 turmas, de acordo com sua faixa etária e são acompanhadas por 20 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, devidamente qualificadas de acordo com as exigências legais, e mais 03 professoras do convênio com a Escola Municipal Professor Nilo Pereira.

As 09 turmas:

Berçário
____________________
15 crianças – meses
Grupo Infantil 01
____________________
20 crianças – 1 ano
Grupo Infantil 02
____________________
20 crianças – 2 anos
Grupo Infantil 03 A
____________________
21 crianças – 3 anos
Grupo Infantil 03 B
____________________
21 crianças – 3 anos
Grupo Infantil 04
____________________
20 crianças – 4 anos
Grupo infantil 05 A
____________________
21 crianças – 5 anos
Grupo infantil 05 B
____________________
21 crianças – 5 anos
1º ano / 1º ciclo
____________________
21 crianças – 6 anos
Total:
180 crianças

9. ABRANGÊNCIA TERRITORIAL

A Creche Beneficente Menino Jesus está localizada no bairro de Casa Forte, na área norte da nossa cidade, numa região residencial de pessoas de classe média e alta, limita-se com o bairro de Casa Amarela, Jaqueira, Graças, Monteiro, Dois Irmãos.

Na sua periferia localizam-se sete comunidades de baixa renda que se integram pacificamente com os moradores do bairro, onde muitos prestam serviços nas residências.

São comunidades da Periferia: 
     
Bananal;
Cabocó;
Inaldo Martins;
Lemos Torres;
Poço da Panela;
Santana;
Vila do Vintém.